Wordpress

Vantagens e pontos positivos em utilizar o WordPress como CMS

20/04/17 - ISSOaí Design

Listamos aos principais motivos pelo qual o WordPress demonstra ser uma ferramenta ótima para o Content Management System.

WordPress é uma plataforma de gerenciamento de conteúdo e o maior player deste mercado de CMSs (Content Management System). Cerca de 30% de todos os sites da web foram construídos utilizando-se o famigerado WordPress.

Alguns do principais motivos do sucesso são:

Desenvolvimento rápido
Estão disponíveis milhares de plugins que adicionam funcionalidades ao seu projeto, alguns são pagos, mas a grande maioria são gratuitos. Assim também acontece com os temas, é possível subir um site sem gastar nada ou gastando apenas alguns dólares para comprar um tema.

Uma vasta documentação e fóruns de suporte
Como muita gente usa, muita gente fala sobre o assunto. E a cada ano mais e mais a documentacao oficial do WordPress melhora, fora os blogs e fóruns voltados para o assunto. Dificilmente você vai se deparar com algum problema que ninguém teve antes, provavelmente o obstáculo ou necessidade que você encontrou já foi solucionado por alguém em algum lugar do mundo, basta procurar a resposta : )

Portabilidade
É facilmente transportado de uma hospedagem para outra, praticamente todas as opções disponíveis no mercado possuem os requisitos mínimos para o WP rodar bem. Agora vamos supor que o desenvolvedor que construiu seu site morreu, se aposentou ou simplesmente abandonou o projeto… é relativamente simples de se encontrar um novo desenvolvedor ou agencia que tenha alguma experiência com o WordPress.

Fácil manutenção e atualização de conteúdo
É uma plataforma fácil de se compreender e possui uma curva de aprendizado muito rápida. Em alguns segundos você consegue facilmente publicar uma nova pagina, um novo post no blog, uma nova imagem na galeria, etc. É possível até publicar por email! Existe um app para iOS e Android que pode te ajudar também na hora de atualizar o conteúdo de qualquer lugar.

Outra vantagem é a simplicidade para atualizar plugins e temas, como qualquer grande software o WordPress é constantemente melhorado, com seus plugins e temas acontece a mesma coisa. Quando uma atualização estiver disponível para algum plugin ou tema que você esteja utilizando, uma notificação ficara visível no painel administrativo. Com um clique o trabalho de atualizar estará feito.

Conclusão
Se não fosse bom não deteria cerca de 30% do mercado. Isso não significa que não tenha pontos negativos, mas significa que a balança pende para o lado positivo.

Tudo que se populariza abre portas para os picaretas, então é importante escolher muito bem o seu desenvolvedor, ou caso vocâ opte por temas prontos, é importante escolher um que realmente te atenda e não seja um tiro no pé.

Como mencionado anteriormente, o WordPress assim como qualquer grande software, passa por melhorias e atualizações do seu código, é importante mante-lo sempre atualizado, assim como seus temas e plugins. Isso garante segurança e compatibilidade, levando seu site/projeto a uma vida longa e feliz!