Wordpress

O que é um site responsivo e qual sua importância?

07/06/17 - ISSOaí Design

Fazer com que seu site se adapte a diferentes devices é uma das coisas mais importantes na hora de estrear na web!

No dia 21/03/15, o Google anunciou que para rankear um site nas pesquisas, um dos critérios que seria se as páginas estariam preparadas para smartphones ou não. Com o anúncio, o mercado apenas teve a confirmação de uma tendência que já vinha sendo prevista, a de que os sites deveriam se tornar responsivos.

Mas o que é um site responsivo?

Basicamente trata-se de um site construído para se adaptar a diferentes devices, isto é, ele muda automaticamente para dispositivos como PC, celulares, tables, etc. Uma página responsiva muda de acordo com a tela que esta sendo exibido.

Essa “tecnologia” surgiu devido outra tendência que vinha ganhando força com o passar dos anos, o crescimento no uso de smartphones. Ano passado, no Brasil, pela primeira vez na história os smartphones superaram os PCs em acesso na internet. De acordo com uma pesquisa realizada pela StatCounter, o tráfego combinado de smartphones e tablets atingiu os 51,2%, enquanto o de desktops caiu para 48,7%. Em 2017, esse movimento esta ainda mais forte.

Então, basicamente com o aumento exponencial do uso de smartphones no lugar de PCs, os sites precisavam se adaptar. Já entrou em um website onde você tem que ficar “diminuindo” a tela com os dedos para que possa ver todas as informações? Pois é, esta empresa não esta enquadrado nas exigências do Google.

Um site responsivo, permite que o usuário possa ler, navegar, e compartilhar notícias de forma rápida e com todas as informações a um toque de distância.

Para ajudar as empresas e pessoas, o Google liberou uma ferramenta que analisa se o seu site é responsivo ou não. Este é o link para ele: https://search.google.com/test/mobile-friendly

Fizemos o teste com o site da ISSOaí, e a mensagem de “A página é otimizada para celular” – apenas confirma que o site está adequado e por isso, terá um rankeamento melhor.

 

Se você esta sentindo que seu site perdeu volume de visitas, ou não esta aparecendo no Google, faça o teste! O Google é a principal ferramenta de busca na internet, e é imprescindível que sua página esteja dentro das regras que ele impõe. Além disso, atualizar seu site para que ele seja mais amigável para o usuário, não é só bom para o Google, mas para você também.