Curiosidade

Design com Realidade Aumentada

17/11/11 - ISSOaí Design

Por Kalyane Kowalski

Realidade Aumentada é a tecnologia que combina elementos virtuais em 3D e elementos reais em um mesmo ambiente de imersão, proporcionando interação entre eles, ou seja, a RA integra mundo real e virtual. A chave para a integração pode ser uma pessoa, produto ou flyer posicionado em frente à webcam de um computador com o aplicativo. Smartphones e Tablets com o aplicativo podem substituir o computador com Webcam.

O profissional de Design utiliza ferramentas de desenho 3D para ilustrar seus projetos. A diferença dos programas normalmente utilizados com a RA esta na possibilidade de integrar a criação do Designer com ambientes reais, permitindo que sejam visto os resultados antes da execução do projeto. Segundo Wellignton Moscom, diretor de planejamento e novos negócios, da Squartz, a RA é apenas uma forma de materializar a criação do Designer, valorizando o seu produto e aumentando a satisfação do cliente e do projeto final.

Desenvolver o design de produtos é uma tarefa que exige, além de criatividade e habilidade, a necessidade de ilustrar ao cliente como o projeto ficará depois de concluído, maquetes e protótipos de diversos materiais são utilizados para esse fim. Com a RA não há a necessidade do desenvolvimento de maquetes e o cliente poderá ver o produto no local real. A visão do todo que os aplicativos em RA dão ajudam o cliente  e também o Designer a  fazer adaptações no produto, antes da execução do projeto.

A inovação é útil para a produção de materiais impressos, há uma mudança no conceito de flyer e catálogo, com a RA eles deixam a característica de transferência unilateral de informações tornando-se uma ferramenta para interação com o produto. Produtos desde eletrônicos até os móveis podem ser vistos em 3D de todos os ângulos, é possível selecionar a cor desejada. Torna-se possível visualizar os móveis já posicionados no espaço que ficarão ou se ver com a jóia que deseja adquirir.

A Realidade Aumentada possui diversas maneiras de ser inserida no material, a mais comum é através de marcadores, normalmente compostos de figuras geométricas pretas e brancas, formando um quadrado, esse código é a chave para a interação. Já a Squartz Technologies vai além ela oferece também a tecnologia de markerless, com essa tecnologia ao aplicativo pode ser desenvolvido para que a chave seja qualquer material impresso ou apenas o rosto de uma pessoa. O diretor de TI da empresa, Wiliam Moscom, ao ser questionado sobre o motivo do desenvolvimento da tecnologia de Markless afirma “A tecnologia tem que somar ao trabalho criativo, o marcador pode destoar do material desenvolvido, desvalorizando o projeto desenvolvido por um profissional capacitado”

A Criatividade dos Designers aliada às novas tecnologias com certeza trarão resultados surpreendentes, agregando valor ao material desenvolvido, trazendo melhores resultados para os clientes. Conhecer a tecnologia e utilizá-la ao seu favor é !SSOaí.

Mais sobre Realidade Aumentada em www.squartz.com.br